Tudo Sobre Criação Pôr do sol sobre o campo verde - Tudo Sobre Criação Bandeira

Imagens da Natureza


Imagens da Natureza – Detalhes Complexos
Podemos encontrar uma miríade de imagens miraculosas em toda a natureza. Para onde quer que se olhe, em qualquer parte do mundo, pode se ver as maravilhas das brilhantes cores das flores, da vida vegetal exótica, das borboletas e aves esvoaçando suavemente ou a graciosidade da grande ou pequena vida marinha. Campos de recursos alimentícios, como os campos de cereais no Kansas ou os arrozais da China, podem ser tão belos como os mares do Mediterrâneo ou o Fiorde na Noruega. Desde montanhas pitorescas, esculpidas dunas de areia ou o sol dançando sobre um lago cristalino, a criação proporciona imagens de beleza, admiração e satisfação.

Como pode isto acontecer? “No princípio Deus criou ops céus e a terra” (Gênesis 1:1). Deus criou todas as coisas. Nesta simples afirmação pode-se compreender um dos assuntos mentalmente mais estimulantes que o homem pondera. Além disso, no relato bíblico encontra-se uma explicação completa para o porquê e o como de tudo ter passado a existir. Unicamente pela Sua Palavra, todas as coisas passaram a existir. A Sua Palavra escrita mostra que Deus tem a capacidade de criar até os mais pequenos detalhes de todas as coisas.


Imagens da Natureza – Flores e Vegetação
Gênesis 1:11 diz: “E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que deem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, deem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.”

Ao longo da Bíblia, faz-se numerosas referências a plantas floríferas, de especiarias, ervas e frutos. Algumas das referências são flores de amendoeira, juncos, flores de alcaparra, açafrão, rosas, lírios e hortelã. As flores da terra de Israel estão entre as mais belas e cheirosas. Por exemplo, no Cântico dos Cânticos, Salomão disse: “As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma” (Cânticos 5:13-14).

A mirra possuía uma resina aromática usada no óleo da unção (Êxodo 30:23). Era usada como perfume em Ester 2:12 e como um desodorizante para as roupas em Salmos 45:8. Estava também presente entre os presentes oferecidos a Jesus quando nasceu e, de acordo com João 19:39, era usada para embalsamar. Os juncos são um tipo de erva que cresce ao longo das margens dos rios e foram usados para tecer a arca que guardou Moisés enquanto bebê (Êxodo 2:3). Está presente um vasta variedade de flores que vai de ‘lírio dos vales’ a campos de íris ou lótus. Eram as preferidas da região e usadas para decorar o Templo de Salomão (1 Reis 7:19, 22, 26).


Imagens da Natureza – Borboletas e Aves
Gênesis 1:20 diz: “...voem as aves acima da terra no firmamento do céu” (Isto representa todo o tipo de animal que voe, incluindo insetos) “...e multipliquem-se as aves sobre a terra”.

A Bíblia talvez tenha mais de 300 referências a várias aves. Algumas das aves especificadas são o galo, o abutre, a águia, a avestruz, a codorna, o pardal e, claro, a pomba. Todos os quatro evangelhos utilizam a inocência, gentileza e fidelidade da pomba para descrever o Espírito Santo de Deus. Êxodo 19 e Deuteronômio 32 descrevem a águia como protetora, carinhosa e forte. Estas caraterísticas são por vezes usadas para descrever a atitude carinhosa de Deus em relação a nós.

A avestruz, por outro lado, é descrita em Jó 39:13-18 com elogios e reprovações. As Escrituras falam aqui da sua incapacidade de voar, falta de beleza, falta de cuidado e dureza em relação aos filhos. Entretanto, ela é forte, destemida e a mais rápida de todas as aves – superando o cavalo.


Imagens da Natureza – Vida Marinha
Gênesis 1:20-22 diz: “E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; […] Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies […] Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares.”

Talvez uma das melhores descrições de uma das muitas criaturas marinhas seja a do Leviatã. Isaías 27:1 diz que ele é “a serpente fugitiva, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar.” Salmos 74:14 menciona que possui “várias cabeças” e em Jó 3 é chamado de “monstro marinho”, ao passo que o capítulo 41 descreve o seu temperamento.

Deus continuou a criar animais domésticos e selvagens nos restantes versículos de Gênesis. Em seguida, Ele criou o ser humano, masculino e feminino, à Sua imagem (Gênesis 1:26-27). A humanidade foi criada tendo a mesma natureza de Deus. O relato encontrado em Gênesis mostra a natureza de Deus e tudo o que Ele criou. Deus não tinha que criar este universo, mas escolheu fazê-lo para mostrar o Seu amor ao mundo e às pessoas que criara para o ocupar.

  • Ele é um Deus de maravilhas
  • um Deus de controle
  • um Deus de capacidade imensurável
  • um Deus de amor sem fim
Gênesis 1:28 diz: “Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais.”


Imagens da Natureza – Comida
Gênesis 1:29: “Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.” (Pode-se encontrar mais informação sobre as provisões específicas de comida em Levítico 11, Mateus 15:10, Romanos 14:14).

Deuteronômio 8:8-9 diz: “…terra de trigo e cevada; de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e de mel; terra em que comerás o pão sem escassez, e onde não te faltará coisa alguma.”

As romãs tiveram um duplo papel ao longo da Bíblia. Produziam belas flores entre laranja e vermelho. Elas são frequentemente usadas em arte esculpida, mas mais importante que isso, Deus determinou que seriam usadas como uma preciosa decoração do manto do Sumo-Sacerdote (Êxodo 28:34). O fruto amadurecido da romã é de um vermelho brilhante contendo sementes macias e doces, comestíveis de diversas maneiras. As romãs são parte do banquete da Festa do Hanukkah, mas podem também ser usadas para curtir o couro ou para fins medicinais.

Deus disse que cada coisa que criara era “boa e que se multiplicasse e reproduzisse segundo a sua espécie”. Deus está bastante satisfeito com toda e cada imagem na natureza que Ele criou. Tal como um artista admira a sua mais preciosa obra-prima, Deus agrada-se de providenciar, compartilhar e espalhar as Suas belas e miraculosas imagens da natureza através do universo.

Aprenda mais!

Direito Autoral © 2002-2021 AllAboutCreation.org, Todos os Direitos Reservados